Os moradores da Fase 3 estão sendo, novamente, abastecidos pelo poço da Flamboyant. O novo sistema entrou em operação no final da tarde dessa sexta-feira (13). Os sócios da área vinham enfrentando problemas há alguns meses, porque o equipamento antigo apresentou problemas de erosão, comprometendo a extração da água. O poço da Ciprestes foi utilizado para manter o fornecimento durante o período.
O novo poço tem 98 metros de profundidadue e vazão de 45 mil litros por hora. O outro tinha 80 metros e extraia 30 mil litros. A perfuração durou quase um semana. Depois, foram necessárias fazer extravasões em diferentes dias e a SRARF precisou adaptar os equipamentos para que fossem compatíveis com a nova vazão. Além de testes visuais da água pela Hidrogeo, também foi feita a análise laboratorial, que atestou a qualidade e potabilidade. Um geólogo acompanha a operação em tempo real, de forma online.
A distribuição foi liberada em caráter emergencial. Ainda faltam a colocação do hidrômetro, o cercamento do poço e a outorga, que já foi encaminhada.
Desde que o novo poço entrou em operação, houve alguns episódios de falta de água, devido a rompimento de canos. Quando isso ocorre, é necessário interromper o abastecimento para o conserto e aguardar até que a secagem da cola utilizada.